Geraldine Weiss

Geraldine Weiss
A mulher que fez história no mundo dos investimentos

Talvez você nunca tenha ouvido falar dela, mas Geraldine Weiss é a investidora mais famosa do mundo. É uma mulher fodástica que em plena década de 60 desafiou Wall Street com sua estratégia de investimentos em dividendos. Se hoje o universo dos investimentos é predominantemente masculino, imagine naquela época em que o mercado NÃO ACEITAVA MULHERES.

Ela criou um informativo chamado Investment Quality Trends, em que defendia a teoria de investimentos baseada em dividendos e não na valorização das ações no curto e médio prazos. Para ser aceita, ela assinava o relatório como G.Weiss, para deixar o mercado pensar que se tratava de um homem.

Geraldine foi a primeira mulher a ser uma assessora de investimentos certificada e a assinar um informativo sobre ações. Aposentou-se em 2002…acho justo, depois de ter feito tanto pelos investimentos e ter aberto o caminho para nós.

Olha só que interessante o pensamento dela.

Para Geraldine, dividendos são dinheiro de fato. Se uma companhia não paga dividendos, então é só especulação. A partir daí, ela estudou inúmeras ações e seus históricos.  E percebeu que cada uma dessas ações possuía seu próprio perfil de valor, seus próprios critérios para maior ou menor dividend yield. Assim, quando o rendimento era alto, seria hora de comprar a ação, e quando o rendimento era baixo, era hora de considerar vender.

Depois de uma grande pesquisa, ela notou que esses altos e baixos eram repetitivos. Porém, algumas ações eram subvalorizadas quando o dividend yield era de 4% ou 5% ou 6%, e outras subvalorizadas quando atingia 2% ou 3%.

Sua conclusão foi que a repetição do alto rendimento indicava uma área subestimada (tempo de compra) e a repetição de um baixo rendimento mostrava uma área sobrevalorizada (tempo de venda). Assim, ela começou a monitorar 350 blue chips, analisando os históricos dos dividendos.

Quer saber mais? Aqui tem dois links para entrevistas que Geraldine concedeu para imprensa nos Estados Unidos. Infelizmente, no Brasil tem pouca informação sobre a diva dos investimentos.

Forbes: Dividend Stocks Pay off
The Globe and Mail: Invest like a legend: Geraldine Weiss

Geraldine Weiss, a grande dama dos dividendos

Elaine Fantini


Jornalista por formação. Repórter não praticante. Amante da comunicação e do marketing digital. Investidora nas horas vagas.


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *