Como abrir conta na corretora

Como abrir conta na corretora
Abrir conta em corretora independente é fácil e seguro.

Quem não tem familiaridade com o mundo dos investimentos pode pensar que é complexo abrir conta em corretora independente ou mesmo achar que não é seguro.

Boa notícia: abrir conta em corretora independente é fácil e seguro. A Anita já contou a experiência da vida fora do banco. Não deixe de ler.

Vou mostrar o passo a passo aqui sobre documentos, perguntas e tudo mais que é preciso para dar logo o primeiro rumo aos investimentos.

Vou fazer a abertura de conta na XP Investimentos. Mas o processo muda muito pouco de corretora para corretora. Eu tenho conta também na Guide Investimentos, BTG Pactual, Easynvest e Rico.com.vc.

Nossa, Elaine, enlouqueceu? Por que tanta conta em corretora? Por 3 motivos básicos:

1 – A oferta de produtos financeiros varia de corretora para corretora. Como eu não quero perder nada, fico de olho, pelo menos, nas principais;

2 – É de graça. Isso mesmo, você não paga nada para simplesmente abrir na conta em corretora independente;

3 – Abro as contas para ver a experiência do usuário, se é fácil de entrar, mexer, como é o aplicativo, etc… e contar tudo para vocês.

Então, vamos lá.

Passo 1

Para começar, um cadastro básico. Nada que você nunca tenha feito na vida. Dados pessoais, residenciais e financeiros.

Formulário de cadastro na XP Investimentos

XP Investimentos

À medida que você preenche os campos, haverá a pergunta se você é pessoa politicamente exposta (PPE), que é toda pessoa que nos últimos cinco anos exerceu alguma função ou cargo público ou tem familiares ou pessoas de relacionamento próximo nessa posição.

Nos dados financeiros, é preciso informar sua conta bancária, porque é por meio dela que você fará transferências para a conta da corretora e resgatará seus rendimentos.

Dados Financeiros

Abaixo, outro exemplo de perguntas que podem surgir na hora do cadastro. Esse é do formulário da Rico.com.vc.

Cadastro na Rico.com.vc

Passo 2

Depois de tudo preenchido, o cadastro vai para análise. Demora cerca de dois dias. Em alguns casos, como aconteceu na Guide, no BTG e na Rico, você já deve mandar cópia dos documentos de identidade e comprovante de residência digitalizados e aí vai tudo junto para análise.

Finalização Cadastro XP

Passo 3

Respondendo ao API – Análise do Perfil do Investidor. É um questionário chatinho, mas é rápido e, por regulação, tem que fazer. Trata-se de uma série de perguntas que busca identificar o seu perfil de investimento. A partir daí, você estará apta a aplicar nos produtos mais adequados para o seu perfil. Se você for investir pelo seu banco também terá que responder ao API.

Isso quer dizer que você ficará restrita a apenas um grupo de produtos? Não. Você poderá aplicar em todos. Mas se em algum momento escolher algo muito fora do seu perfil, pode ser que algum assessor de investimento te ligue para alertar que aquele produto é mais arriscado. Porém, a decisão final de investir será sempre sua.

Passo 4

Você será comunicada da finalização da abertura de conta por telefone. Após tudo aprovado, basta fazer a transferência do valor a ser aplicado para a conta da corretora. Todas mostram como fazer isso de forma bem didática.

Abriu conta – Transferiu – Investiu. Fácil, não?!

Como escolher uma corretora independente

Importante: não existe A MELHOR corretora. Existe aquela que você vai se identificar mais.

Eu por exemplo, prefiro a Guide que a Easynvest. Mas é uma questão pessoal.

Na hora de escolher uma corretora, você precisa observar:

  • Site e aplicativos são fáceis de usar?
  • Tem boa assistência ao cliente? Apesar de tudo ser feito virtualmente, uma hora você pode querer tirar uma dúvida específica e vai precisar falar com alguém.
  • Existe diversidade de produtos?
  • Quais são os custos? Apesar de não pagar nada para ter a conta, você paga taxa de custódia e de corretagem para os investimentos. Então, precisa comparar entre as casas e encontrar o melhor custo x benefício para os produtos que você quer. A maravilhosa internet nos mostra tudo. No site Viver de Investimento e no site da Empiricus, você encontra as taxas cobradas por várias corretoras.

Escolha sua corretora e bons investimentos.

Como abrir conta na corretora – passo a passo

Elaine Fantini


Jornalista por formação. Repórter não praticante. Amante da comunicação e do marketing digital. Investidora nas horas vagas.


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *